A RESILIÊNCIA DA PERSONAGEM AE-SUN EM "SE A VIDA TE DER TANGERINAS"


Oi, meus consagrados! Tudo bom com vocês? Como podem ver, voltei para falar dessa pedrada magnífica que é o k-drama “Se a Vida Te Der Tangerinas”.

No post anterior, conversamos sobre o que aprendemos com Gwan-sik, na questão de ser um bom marido e um bom pai. Hoje, vamos falar sobre a perseverança e a resiliência de Ae-sun, e sobre tudo o que podemos aprender com essa personagem incrível, e à frente de seu tempo. Bora lá!?



1. DETERMINADA EM TUDO O QUE FAZ

Desde criança, ela se posiciona contra a desigualdade. Muito inteligente, e uma aluna super aplicada, ela vence as eleições para presidente de classe. No entanto, o pai do aluno que ficou em segundo lugar, suborna o professor para que seu filho, fosse declarado o vencedor.
O mesmo acontece no concurso de poemas, fazendo com que Ae-sun fique em segundo lugar. Óbvio que ela, super chateada, chora de revolta e diz o tempo inteiro, que presidente é quem vence, de forma democrática. Ae-sun está sempre um passo à frente de sua época. Ela é destemida, e às vezes, até considerada "rebelde".



Diante de suas circunstâncias, ela decide que sua filha, Geum-myeong, terá as oportunidades pelas quais ela lutou, mas não conseguiu conquistar para si mesma. Junto de seu marido, ambos se empenham para custear, a universidade da filha.
Geum-myeong, diferente de sua mãe, consegue voar longe, conquista sua independência financeira, e traça caminhos diferentes dos de Ae-sun, mas sem jamais se envergonhar de suas raízes.



2. SEMPRE ZELANDO E CUIDANDO DE SUA FAMÍLIA

Quando o assunto é cuidar da família, Ae-sun não brinca em serviço! Um episódio muito icônico, é quando ela descobre que seu esposo estava sendo agredido pelo chefe, Sang-gil. Ela simplesmente corre aos berros, xingando o homem em defesa do marido. Sang-gil murmura algo, e ela ainda volta somente para dar um chute na canela dele.

Em outro momento, ela fica brava porque seu esposo sofreu um acidente de trabalho, e escondeu isso dela, para que não ficasse preocupada, sem contar as agressões que ele sofria do chefe e também mantinha em segredo. Ela fica brava, mas ao mesmo tempo com aquele olhar de preocupação e zelo, sabe!? Acho isso lindo demais na personagem, a forma como ela se importa com cada detalhe, a percepção dela.

Outra cena muito bonita, é o cuidado que ela tem quando Geum-myeong termina o noivado, e fica profundamente deprimida. Ae-sun cuida de tudo nos mínimos detalhes, para que a filha se recupere.
E tem também, o momento em que ela percebe que, por focar tanto em Geum-myeong, acabou se esquecendo de Eun-myeong. Dá para sentir que, apesar desse deslize, ela se cobra para dar conta de tudo, e tentar resolver os problemas da melhor forma possível.



⚠ ALERTA DE SPOILER, PARA QUEM AINDA NÃO ASSISTIU ⚠


Algo que me tocou muito, foi o final da vida de Gwan-sik, e como Ae-sun foi parceira e amiga até os últimos dias de seu amado. Ela nos mostra que o verdadeiro amor não é pensar em si mesma, mesmo quando se tem um gênio forte.

Após a partida de seu amado, ela percebe o quanto ele se empenhou, ainda em vida, para deixar a casa adaptada, sabendo que ela teria dificuldade em algumas coisas. Em cada detalhe, ela o reencontra.
A cena do falecimento de Gwan-sik, mostra o quanto o amor deles era forte.



3. NUNCA É TARDE PARA SONHAR

Com Ae-sun, a gente aprende a ser resiliente de todas as formas. Sabe o sonho dela de ser poeta e uma líder importante!? Pois ela realizou esse sonho, meus amigos, mostrando ao público que nada é impossível. Ela se torna chefe da vila, cuidando da comunidade como se fosse uma “vereadora”, digamos assim.

Ela também consegue escrever, e lançar seu primeiro livro de poemas. Seu esposo, que sempre foi seu fã número um, fica radiante com a conquista da esposa.


Esse k-drama, nos ensina diversas lições valiosas, principalmente através da personagem Ae-sun, que é forte e corajosa, venceu cada luta e jamais desistiu de seus ideais, muito menos de seus sonhos. Em boa parte da série, eu me vi na personagem, e toda vez que repriso, isso me motiva a jamais desistir.
Lembro que, com Jesus, a vitória é nossa, seja no “sim” ou “não”, que a vida nos dá de vez em quando.


Filipenses 1:6
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

De uma coisa eu sei: nunca é tarde para sonhar. Ouse sonhar, seja forte e corajosa, e jamais se sinta velha demais para realizar qualquer sonho.
Que a paz de Cristo Jesus, esteja com todos. Até a próxima. 💕

Postar um comentário

0 Comentários