REMORSO X ARREPENDIMENTO

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14



Hoje vamos falar sobre remorso e arrependimento, suas características e diferenças. Para ilustrar bem essa situação, vamos falar sobre dois personagens que estiveram perto de Jesus Cristo: Judas e Pedro!

Durante todo o capítulo 14 do livro de Marcos, a história relatada é sobre os momentos que antecederam a crucificação de Cristo. Meditando nesse capítulo, foquei nesses dois personagens, pois eles representam exatamente o tema deste post.

No momento da Santa Ceia, Jesus revelou aos discípulos que o traidor estava à mesa, comendo junto d’Ele. Assustados, todos começaram a perguntar quem seria, e Jesus respondeu: “É aquele que tocar no prato junto a mim.”
No mesmo instante, Judas Iscariotes realizou o ato que Jesus havia mencionado.

Ainda durante a ceia, Jesus disse que os discípulos se dispersariam e fugiriam mediante o que Ele enfrentaria naquela noite (Marcos 14:27). Contudo, Pedro se justificou dizendo que jamais faria tal coisa. Então Jesus disse a ele: “Nesta mesma noite, antes que o galo cante, você me negará três vezes.”  Marcos 14:30

Como todos sabem, tanto a traição de Judas quanto a negação de Pedro de fato aconteceram. Porém, entre esses dois homens existe uma grande diferença:
Pedro se arrependeu e fez parte dos apóstolos que deram o start no Ide (a grande missão de espalhar o evangelho).
Por outro lado, Judas foi consumido pelo remorso e acabou tirando a própria vida.

Pegando um gancho nisso, vou listar abaixo as características de remorso e arrependimento:


Remorso
  • Repete o mesmo erro inúmeras vezes;
  • Gera choro;
  • Te prende a culpa;
  • Gera morte (física ou espiritual);
➡️ Judas cometeu suicídio.

Arrependimento
  • Abandona o erro;
  • Gera mudança;
  • Te liberta;
  • Gera frutos, gera vida;
➡️ Pedro se consertou e trabalhou para O Reino de Deus.

Antes da nota especial para a finalização deste post, gostaria de compartilhar com vocês a canção EU TAMBÉM (procure no youtube).

*Notas da autora: Judas, ao lançar as moedas no templo, fez com que os sacerdotes considerassem impróprio utilizá-las como oferta (Mateus 27:6-8), pois aquelas moedas haviam sido "pagas" pelo sangue de Jesus. Elas foram usadas para a compra de um terreno que serviu como sepultamento para estrangeiros, e o lugar ficou conhecido como "Campo de Sangue".

O sangue de Cristo foi o preço pago pela salvação da humanidade. A cruz foi um "contrato" vitalício, que quitou todas as nossas dívidas pecaminosas e impuras. Por isso, o valor pago pela vida de Cristo — as 30 moedas de prata — jamais poderia ser oferecido no templo como oferta, muito menos pagar, de fato, pela vida de Jesus.

Aqueles que desejam viver a verdadeira vida em Cristo precisam entender que isso exige renúncia, pois dinheiro algum no mundo pode comprar o plano perfeito da salvação.

E para concluir: a morte não tem poder sobre Cristo; é Cristo quem tem poder sobre a morte. O sangue que Ele derramou naquela cruz, por você e por mim, pagou por completo toda a nossa "fatura".

Até o próximo post e Deus abençoe vocês. ❤️

Postar um comentário

2 Comentários

Oiii, deixe nos comentários o que achou sobre o post. ❤